Para aproveitar as férias: Mergulho na história – Parte 4
Hoje encerramos nossa rodada de dicas culturais sobre a ditadura brasileira com mais filmes. Não deixem de assistir!
Que bom te ver viva
Dirigido por Lucia Murat
Com Irene Ravache
Gênero: Drama/Documentário
Nacionalidade: Brasil
Militante de esquerda, a diretora foi torturada e sua obra é marcada por essa experiência. O documentário traz depoimentos de oito mulheres que optaram pela luta armada. A atriz Irene Ravache é uma espécie de alterego de Lucia Murat.
Em busca de Iara
Dirigido por Flávio Frederico
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
Mariana Pamplona, sobrinha da militante Iara Iavelberg, é autora do roteiro e fez as entrevistas sobre a trajetória da guerrilheira e companheira de Carlos Lamarca, ícone da esquerda. O filme mostra que Iara não cometeu suicídio, conforme concluíram inquéritos oficiais, mas foi assassinada.
Cidadão Boilesen
Dirigido por Chaim Litewski
Gênero : Documentário
Nacionalidade: Brasil
Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio, assim como de muitos outros empresários, financeiro ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Operação Bandeirante (Oban), espécie de pedra fundamental do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).