Paraná Pesquisas: Lula tem 41,4% e Bolsonaro soma 35,3%
Ciro Gomes (PDT) está na terceira posição, com 7,7% dos votos. A pré-candidata pelo MDB, Simone Tebet, vem em quarto lugar, com 1,4%
Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (1º/6) indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na dianteira na disputa pelo Palácio do Planalto nas eleições de outubro, com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), na segunda posição.
Segundo o levantamento estimulado, no qual é apresentada uma lista de nomes ao entrevistado, o petista tem 41,4% das intenções de voto, contra 35,3% de Bolsonaro. A diferença é de 6,1 pontos percentuais. No levantamento anterior do instituto, de 4/5, o petista tinha 40% das intenções de voto e Bolsonaro, 35,2% – uma vantagem de 4,8 pontos percentuais.
Na sondagem divulgada nesta quarta, Ciro Gomes (PDT) está na terceira posição, com 7,7% dos votos. A pré-candidata pelo MDB, a senadora Simone Tebet, vem em quarto lugar, com 1,4%.
Em seguida, está André Janones (Avante), com 1,3%. Luciano Bivar (União Brasil), Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Ávila (Novo) e Eymael (DC) têm menos de 1% das intenções de voto. É a primeira pesquisa sem a presença do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).
Os que declaram não votar em nenhum candidato contabilizam 6,9%. Outros 3,2% não souberam ou não quiseram responder.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula e Bolsonaro aparecem empatados na margem de erro. O petista tem 28,3% contra 27,3% do presidente.
No total, 33,4% das pessoas não sabem ou não responderam, enquanto 7,5% votariam nulo ou branco.