Paz na Colômbia, Solidariedade a Cuba e Movimento Pedagógico Latino-Americano: Contee se engaja em mobilizações pela soberania da América Latina
Depois do Fórum Social Mundial Palestina Livre, realizado no fim do ano passado, Porto Alegre será cenário, nos dias 24, 25 e 26 de maio, do Fórum pela Paz da Colômbia. No evento, que tem como objetivo fortalecer o apoio internacional nas negociações entre o presidente Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), os movimentos sociais colombianos vão apresentar a conjuntura social e política do país que vive em meio a um conflito armado que se estende por mais de 50 anos. A expectativa é receber mais de mil pessoas de toda a América Latina.
A Secretaria de Políticas Internacionais da Contee, que tem se empenhado em estreitar ainda mais os laços com os movimentos sociais, sindicais e educacionais da América Latina e de todo o mundo, destaca a importância de envolvimento das entidades filiadas e de toda a categoria nessa mobilização. A situação de violência na Colômbia afeta diretamente companheiros trabalhadores em educação e sindicalistas, como ocorreu em fevereiro deste ano, com a morte de Leonardo García Morera, professor da Instituição Educativa El Naranjal, na vila da área rural El Catre do município de Bolívar no departamento Valle del Cauca. García Morera era afiliado ao sindicato Único dos Trabalhadores da Educação do Valle del Cauca (Sutev). Quinze dias antes, havia sido assassinado Juan Carlos Pérez, um dos líderes do sindicato dos cortadores de cana Sintrainagro, no mesmo departamento do Valle del Cauca (Saiba mais aqui).
No Caderno de Resoluções do 8º Conatee, a Contee já apontava como a Colômbia está entre os países da América Latina mais afetados pelo controle dos Estados Unidos, o que se configura não só em dificuldades econômicas e sociais, mas também político-militares, como acontece com a guerra civil entre o governo colombiano e as Farc. Nesse sentido, o apoio ao Fórum pela Paz da Colômbia é também o apoio, como está expresso nas resoluções no último Conatee, às políticas de integração da América Latina e Caribe que visem à soberania e a emancipação dos povos.
Além de nomes da sociedade civil, o comitê organizador do Fórum vai convidar representantes do governo, das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN). Esse convite será feito por meio das embaixadas da Venezuela, Chile, Cuba e Noruega em Brasília, países que estão garantindo e facilitando os diálogos pela paz.
A programação do evento ainda não está totalmente fechada, mas nomes como o da ex-senadora Piedad Córdoba, principal liderança da Marcha Patriótica, e de Carlos Lozano, do Partido Comunista Colombiano, já estão confirmados. O comitê organizador também está tentando garantir a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na mesa de abertura ou de encerramento. Colombianos vão participar de todos os espaços que abordarão temas como reforma agrária, sindicalismo, educação, paz com justiça social, direitos humanos e soberania.
Informações atualizadas estão sendo divulgados no blog do Fórum pela Paz Na Colômbia
O Fórum pela Paz já recebeu apoio de mais de trinta entidades e partidos, como Unegro, MST, CUT, PCdoB, PCB, PSOL, Consulta Popular, Brigadas Populares, Levante Popular da Juventude, Câmara Comunitária da Rocinha, Noticiário Latinoamericano da Rádio Santa Marta, Fórum de São Paulo, entre outros.
Assista ao clipe produzido pela TV Memória Latina
Solidariedade a Cuba
Outra mobilização cuja relevância é destacada pela Contee é a XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que vai ocorrer entre os dias 13 e 15 de junho de 2013 em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os principais temas a serem discutidos durante a Convenção serão: formas de solidariedade ao povo cubano; a campanha midiática internacional contra Cuba; a luta pela libertação dos cinco heróis presos nos EUA; a luta contra o bloqueio econômico e financeiro a Cuba; a organização das Brigadas Internacionais para Cuba e o fechamento da base militar de Guantánamo – todas essas questões abordadas no último Conatee.
A XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba está sendo organizada pela Associação Cultural José Martí do Paraná, a seção paranaense do Centro Brasileiro de solidariedade aos povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e a seção brasileira do Instituto Cubano de Amizades com os Povos (Icap).
Acesse o site do evento e confirme sua participação no Facebook
Movimento pedagógico
No mesmo sentido de estreitamento dos laços e engajamento nas ações internacionais na América Latina, a Contee participará da IX Conferência Regional da Internacional da Educação na América Latina (Ieal), que será realizada em Recife, em Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de setembro. Na mesma ocasião, a CNTE hospedará o “II Encuentro Hacia un Movimiento Pegagógico Latinoamericano”.
Da redação, com informações da Agenda Colômbia-Brasil, do Brasil de Fato, do site Solidários e da Ieal