PND: saiba quem pode participar da prova

Os interessados devem se inscrever até 25/7 pelo Sistema PND. As provas serão aplicadas dia 26 de outubro. Exame pode ser usado por estados e municípios para contratação de professores

A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro. Podem participar do PND estudantes concluídos inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pelos estados e pelos municípios que participaram do resultado da avaliação como etapa do seu próprio processo de contratação de professores.

Criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores reforçados nas redes públicas de ensino, a prova é parte do programa Mais Professores para o Brasil , que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

As regras e os procedimentos para a realização do PND estão disponíveis no Edital n.º 72/2025 . A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, desde a edição de 2024, contempla 17 áreas de conhecimento. O PND será aplicado anualmente, exclusivamente aos licenciados.

As inscrições podem ser feitas até dia 25 de julho pelo Sistema PND . A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. Estão isentos do pagamento de taxa estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a autorização, bem como cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.

Leia mais: Abertas inscrições para a Prova Nacional Docente
Mais Professores  – Instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A busca iniciativa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além do PND: Bolsa Mais Professores, Licenciaturas Pé-de-Meia, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.

Confira o cronograma completo do PND:

.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Do gov.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz