Prejuízos provocados pela terceirização são debatidos pela Diretoria Executiva da Contee
Um dia após a mobilização intensa em Brasília contra o Projeto de Lei 4.330/04, a Diretoria Executiva da Contee se reuniu hoje (8) em São Paulo e centralizou os debates na atual conjuntura e nas demandas e dificuldades dos trabalhadores, sobretudo em relação à proposta que escancara a terceirização. Os diretores discutiram os prejuízos trazidos pela matéria e as ações a serem tomadas e reforçaram a importância de as entidades atuarem junto à base e aos deputados de seus estados, esclarecendo os riscos e lutando para que não se implemente a terceirização.
O encontro também tratou dos preparativos para a reunião da Diretoria Plena, que acontece nos dias 24 e 25 de abril. Foram feitos ainda diversos informes a respeito da reunião da Internacional da Educação realizada ontem (7) em Brasília, da qual a Contee participou. Foi confirmada a realização do seminário internacional da Contee sobre a financeirização da educação, marcado para os dias 21 a 24 de setembro. Também será organizado um seminário acerca do Sistema S.
Ainda em relação às atividades, a coordenadora da Secretaria de Comunicação Social, Cristina de Castro, destacou o seminário de Comunicação, que começa na próxima sexta-feira (10), em Belo Horizonte, e segue até o domingo (12), juntamente com o Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação. Ainda no campo da comunicação, a Contee é uma das parceiras do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no seminário sobre os 50 anos de hegemonia Rede Globo, que acontece em São Paulo no dia 27 de abril.
A coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, deu informes detalhados a respeito da última reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE). Também foram dados informes sobre o registro da Federação Sindical dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais, comemorado como mais instrumento de organização dos trabalhadores, e sobre a filiação do Sinpro Rondônia à Contee. Outra informação foi o retorno das atividades da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (Conap), na qual a Confederação está representada pelo diretores Geraldo Profírio (Plena) e Alan Francisco de Carvalho (Secretaria de Políticas Sociais).
Questões administrativas e acerca da ausência de pagamento pelos sindicatos das contribuições estatutárias também foram abordadas.
Da redação