Preta Gil: legado de coragem, diversidade, amor à vida e à arte
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) manifesta sua profunda solidariedade ao cantor e ex-ministro da cultura Gilberto Gil, estendendo também seu abraço fraterno à família Gil, aos amigos e admiradores, diante da inestimável perda de sua filha, a cantora e artista Preta Gil.
Preta Gil faleceu neste domingo, 20 de julho de 2025. Filha de Gilberto Gil, um dos maiores ícones da música popular brasileira e referência na luta pela liberdade e expressão artística, e de Sandra Gadelha, Preta trilhou seu próprio caminho com coragem e autenticidade. Herdeira de uma história marcada pela defesa da cultura, dos direitos humanos e da democracia, deixou também sua marca como mulher forte, sensível e combativa, sempre comprometida com a valorização da diversidade e o enfrentamento aos preconceitos.
Preta se foi muito jovem, com apenas 50 anos, deixando um filho, Francisco, e uma neta, Sol de Maria. Mas soube viver com intensidade, generosidade e verdade. Transformou sua experiência pessoal, inclusive com a dor e a doença em, um instrumento coletivo de empatia, conscientização e resistência.
Sua voz ecoou não apenas nos palcos, mas também nas lutas sociais e culturais. Preta Gil eterniza um legado de coragem, amor à vida, liberdade e inclusão.
Neste momento de dor, a Contee se une em solidariedade a Gilberto Gil, cuja obra é patrimônio da cultura brasileira e fonte permanente de inspiração, a Sandra Gadelha, à família, aos amigos e a todos os brasileiros e brasileiras que foram tocados pela luz e força de Preta.
A cultura é trincheira de luta, identidade e esperança.
Preta Gil vive!
Brasília, 21 de julho de 2025.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee





