Professores de Pernambuco realizam debate sobre cotas

“Da formação histórica cultural às políticas públicas de inserção” é o tema do debate étnico que o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro PE) realiza na próxima sexta-feira (30), na sede de Recife. O evento, que começa às 19h, vai contar com a presença do vice-prefeito eleito do Recife, Luciano Siqueira; do presidente da Unegro Eronilton Santos; da representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Vera Lúcia Amorim; e do diretor jurídico do Sinpro PE, Fábio Emmanuel.

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), os negros continuam ampliando sua inclusão no mercado de trabalho da Região Metropolitana em Recife, mas ainda com jornadas de trabalho mais longas e rendimento médio inferior aos não negros.

A programação começa com apresentação cultural do Terreiro Xambá, entre os mais tradicionais do estado. A primeira palestra será ministrada pelo Pró-reitor da UFPE, Edilson Fernandes, com o tema “Obrigatoriedade do Ensino da História da África e Influência Afro-Descendente no Brasil”. A segunda será sobre as leis de cotas, com o palestrante Carlos Alberto, mestre em Ciências Políticas e diretor executivo do Sinpro PE.

“Historicamente, após a liberdade dos negros, como eles foram inseridos na sociedade? Existe uma lacuna grande a ser preenchida. A maioria das entidades defende esta questão racial e de cotas enquanto instrumento para dar acessibilidade. Há vários cotistas se destacando por sua capacidade intelectual. É necessário ter um compromisso social com a educação”, destacou o coordenador-geral do Sinpro PE, Jackson Bezerra.

A valorização e a importância que existe sobre a História e Cultura Afro- brasileira na educação privada e pública, o reflexo sobre as relações entre grupos e nações e o conhecimento das políticas de cotas serão assuntos abordados. O debate ético acontece no auditório do Sinpro PE, na Rua Almeida Cunha, 65, Santo Amaro, em Recife.

Com informações do Sinpro PE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo