PT, PSB, PCdoB e PV avançam na discussão do programa da federação partidária

Lideranças dos quatro partidos praticamente concluíram o estatuto e já iniciam discussão do programa após expressiva vitória no STF

Os dirigentes do PT, PSB, PCdoB e PV voltaram a se reunir hoje (10), em Brasília, para continuar tratando da formação da Federação partidária que envolve esses partidos.

O encontro aconteceu um dia após a decisão quase unânime adotada ontem (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que consolidou o entendimento da constitucionalidade da lei das federações partidárias aprovada em 2021 por ampla maioria no Congresso Nacional.

Segundo o deputado Renildo Calheiros, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, presente ao encontro, “a reunião representou mais um avanço na definição do estatuto da federação e o clima foi de muito ânimo, principalmente depois dessa expressiva vitória que tivemos no STF”.

“Alguns poucos pontos ficaram pendentes e creio que na próxima reunião, prevista daqui a 10 dias, concluiremos o estatuto de nossa federação”, informou o líder.

Renildo acrescentou também que cada um dos quatro partidos apresentaram uma proposta que servirá de base ao debate sobre o programa da Federação.

“Esse foi um outro avanço também. Nós, do PCdoB, através da presidente Luciana Santos, apresentamos nossa proposta, assim como os demais partidos, e na próxima reunião a tendência é de que esse debate evolua para concluirmos um entendimento em torno do programa da federação, que é uma questão muito importante”, acrescentou Renildo Calheiros.

Sobre os critérios de deliberação da direção da Federação, Renildo informou “que existem algumas propostas, entre as quais a que estabelece 2/3 ou 4/5 para deliberação, mas o que sentimos é que essa questão não será um obstáculo à construção da nossa unidade, até porque, agora, com a decisão do STF, teremos mais tempo para amadurecer e chegar a bons e consolidados resultados sobre o estatuto, o programa e os critérios de deliberação”.

O líder do PCdoB informou, ainda, “a existência de uma agenda paralela entre os partidos que estão formando a Federação em torno do processo eleitoral em cada estado”. “Na segunda, por exemplo, nos reuniremos para tratar do Rio Grande do Sul e, dessa forma, tratando caso a caso, estou certo de que conseguiremos chegar a um bom entendimento em cada disputa estadual”, argumentou.

VITÓRIA DA DEMOCRACIA

Todos os presidentes dos partidos presentes ao encontro – Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Siqueira (PSB), Luciana Santos (PCdoB) e José Luiz Penna (PV) – foram unânimes em considerar uma expressiva vitória o resultado da votação no STF ao rejeitar o pleito do PTB bolsonarista que buscava contestar a constitucionalidade da lei das federações partidárias.

Luciana Santos avaliou que tivemos uma “retumbante vitória da democracia”, e acrescentou que “as federações partidárias têm um sentido estratégico muito importante, porque é um exercício de aliança política em um outro nível, em uma situação mais elevada, na medida em que, necessariamente, elas têm que ser uma frente de maiores afinidades programáticas e políticas”.

A presidenta do PCdoB destacou que “esse resultado (do STF) só nos dá mais ânimo para prosseguir na construção de nossa Federação, que poderá se constituir em um núcleo estratégico mais afinado para ajudar na agenda do país, especialmente depois da trágica situação que estamos vivendo sob o governo Bolsonaro”.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo