Quem é Camilo Santana? Conheça o possível ministro da Educação de Lula
Camilo Santana (PT) deve assumir o Ministério da Educação no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) deve assumir o Ministério da Educação no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da Estadão Conteúdo.
O petista já foi próximo do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), mas ficou ao lado de Lula após uma briga interna entre PT e PDT no Ceará nas eleições 2022.
Camilo Santana também fez parte da equipe de transição de Lula, mas na área de Desenvolvimento Regional.
Inicialmente, o nome mais cotado para o MEC era o da atual governadora cearense Izolda Cela, que era vice na chapa de Camilo Santana, mas o PT pressionou para que o Ministério da Educação fosse comandado por um nome da legenda.
Lula convidou Camilo Santana para comandar o MEC na segunda-feira (12), em uma reunião em Brasília.
Primeiro, Camilo Santana demonstrou preferência para ser ministro das Cidades ou do Desenvolvimento Regional, mas as pastas são alvos de disputa de partidos como MDB, PSD, PSB, União Brasil, além do deputado eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP).
Quem é Camilo Santana?
Natural da cidade do Crato, no Cariri, Camilo Santana, 54 anos, governou o Ceará de 2015 a abril de 2022. Ele é professor e engenheiro agrônomo.
Antes de governar o Ceará, Camilo Santana foi deputado estadual (2007-2011) e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (2007-2011) e de Cidades (em 2011) durante os governos de Cid Gomes (PDT), hoje senador.
Camilo Santana foi eleito senador pelo Ceará nas eleições 2022.
MINISTROS DO GOVERNO LULA JÁ ANUNCIADOS
- Ministro da Fazenda: Fernando Haddad
- Ministro da Casa Civil: Rui Costa
- Ministro da Defesa: José Múcio
- Ministro da Justiça: Flávio Dino
- Ministra da Cultura: Margareth Menezes
- Ministro das Relações Exteriores: Mauro Vieira