‘Quero o domingo para mim’: Sinpro Pernambuco promove passeio ciclístico pelo Recife

O Sinpro Pernambuco promove um passeio ciclístico, no próximo domingo (9), das 08h às 10h, com percurso que vai do Forte do Brum, no bairro do Recife, ao parque da Jaqueira.  Na ocasião, será disponibilizado o serviço de empréstimos de bicicletas.

Esse é um evento recreativo com o intuito de mostrar  a sociedade que o professor tem suas vida privada invadida pelo excesso de trabalho extraclasse, o que retira o tempo de convício com a família, os amigos e o lazer.  Ferindo os direitos consagrados constitucionalmente aos trabalhadores brasileiros, direitos fundamentais.

Na programação terá apresentação da União Olindense de Coco de Roda, Aurinha do Coco e atividades recreativas para os filhos dos educadores.

A valorização a esse movimento está na agenda da campanha salarial, quer por conta da intransigência Patronal, mais uma vez levou a categoria a deflagrar greve.

No local serão distribuídos panfletos com a seguinte mensagem:

Quero o domingo para mim

Os professores têm sua vida privada invadida pelo trabalho. É um tal de corrigir provas, preparar aulas, planejar, preencher cadernetas, selecionar materiais,… Ufa! Quase não sobra tempo para ele mesmo, para sua família, seus filhos, seu lazer e descanso.

Este tempo ficou ainda mais reduzido quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabeleceu uma série de responsabilidades ao professor além daquelas  de sala de aula, as chamadas atividades extraclasse, sem apontar caminhos para a sua remuneração.

Para o professor das escolas públicas, a lei estabelece que, na composição da jornada de trabalho, deve-se observar o limite máximo de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividade que envolvem o trabalho do professor em sala e 1/3 para atividades extraclasse.

Os professores das escolas particulares, privadas, são regulados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como “aulistas”, isto é, contratados por aulas e recebendo por elas, acrescidos apenas o repouso semanal remunerado. Assim, as atividades extraclasse não são remuneradas.

Não podemos aceitar passivamente que o professor, aqui em Pernambuco, seja remunerado apenas pelo tempo em que está à disposição do empregador em sala de aula e tenha como compensação extra apenas um minguado adicional de 10% do salário pagos quatro vezes ao ano.

O pagamento do adicional hora/aula/atividade mensalmente de 15% do salário, como consta da pauta do movimento grevista dos professores, é apenas um caminho para minimizar todo um esforço realizado além da sala de aula.

Contamos com a sua compreensão e ajuda nessa luta.

Programação

08h- Saída do Forte do Brum

(Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, av, Norte, Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Rua dos Palmares, Rua doutor Carlos Chagas, Av. João de Barros, Rua Cônego Portela, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Rua Hoel Sette, Rua do Futuro e Rua Antenor Navarro.)

09h- Chegada no Parque da Jaqueira

09h30- Café da manha

10h- Inicio das atividades no Parque da Jaqueira

Do Sinpro Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo