Resposta da Guatemala: Presidência da República envia nota de agradecimento à Contee
Na última terça-feira (10), o presidente da República da Guatemala, Bernardo Arévalo, enviou nota à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) agradecendo a preocupação e solidariedade da Contee com a comunidade sindical daquele país.
O dirigente do Sindicato do Trabalhadores da Educação da Guatemala (STEG), o professor René Sucup Morán, vítima de ataque armado, foi covardemente assassinado, no dia 6/9, gerando grande comoção na América Latina.
O líder sindical tinha apenas 35 anos. Por sua luta combativa em defesa da justiça social e contra a precarização do trabalho na educação, teve sua vida abreviada.
A Contee encaminhou carta ao presidente se solidarizando com os companheiros e companheiras guatemaltecos (as), defendendo a liberdade sindical e pedindo providências imediatas para apuração completa e transparente do caso.
Leia também: Indignação: Contee envia carta ao presidente da Guatemala sobre o assassinato do líder sindical René Morán
Em resposta, o presidente Bernardo informou que investigação rigorosa já está em andamento e ressaltou que as medidas cabíveis estão sendo tomadas para garantir a segurança dos líderes sindicais e sociais.
É preciso urgentemente combater os atos de violência e a perseguição sistemática aos dirigentes sindicais na Guatemala.
Que o senso de humanidade se alastre pela Guatemala, pelo Brasil e pelo mundo. Essa é a esperança da Contee, que segue firme na labuta em prol das boas práticas educacionais e da valorização da classe trabalhadora.
Veja a nota enviada pelo presidente da Guatemala à Contee traduzida:
NOTA VERBAL
A Presidência da República da Guatemala saúda respeitosamente a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE por ocasião de acusar o recebimento de sua carta datada de 9 de setembro do corrente ano.
A este respeito, por meio da presente nota, expressamos a nossa profunda preocupação pelos infelizes acontecimentos que rodearam o assassinato do líder do Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Guatemala (STEG). Este ato de violência não afeta apenas a comunidade educativa, mas representa também um ataque aos direitos fundamentais de organização e expressão.
Informamos que o Ministério do Governo iniciou uma investigação sobre o sucedido, que será realizada de forma exaustiva e transparente no intuito de esclarecer os fatos e fazer a justiça que a situação merece.
Do executivo estamos atentos ao desenvolvimento deste processo e reiteramos o nosso apoio a todas as ações que visem garantir a segurança dos líderes sindicais e sociais.
O Presidente da República, Bernardo Arévalo de León reitera o seu firme compromisso com a construção de uma democracia participativa, motivando espaços de diálogo e garantindo tanto a liberdade sindical como a negociação coletiva. No caso da negociação coletiva, entre professores e STEG, informamos que esta se desenvolve atualmente num diálogo de alto nível, o que reforça a importância que o governo dá ao respeito pelos direitos laborais e ao diálogo social.
Palácio Nacional da Guatemala, 10 de setembro de 2024