Saae Oeste: Após cinco encontros de negociação, ainda não foi possível aprovar a Convenção Coletiva de Trabalho

Como é de conhecimento de todos, para que a negociação seja eficaz, é necessário que as partes envolvidas estejam dispostas a dialogar.

Salienta-se que os trabalhadores têm realizado grande esforço para levar ao conhecimento do Sindicato Patronal questões do cenário socioeconômico, que justificam a necessidade, por exemplo, de uma regulação salarial justa, que deve ser acima do INPC, acumulada em 4,87%.

Essa solicitação se justifica e se viabiliza ao considerar o aumento das mensalidades dos últimos anos, bem acima da inflação; o aumento exponencial do número de estudantes nas instituições de ensino e dos programas governamentais de bolsas de estudos, que viabilizam o acesso e a permanência do estudante, com a redução da inadimplência.

No entanto, apesar do cenário ser totalmente favorável, o Sindicato Patronal continua a resistir numa proposta inviável. Quando o INPC nem deveria ser objeto de discussão, pois significa apenas a recomposição do poder de compras, a proposta do SINEPE, após cinco rodadas de negociação, é o pagamento do INPC, parcelado.

Felizmente, essa não é a postura de muitas das nossas instituições, que mesmo sem a finalização das negociações, estão repassando o INPC e até mesmo percentuais superiores, o que demonstram as previsões de uma intervenção mais justa, que contribui para a melhoria das condições de vida de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

O Saae Oeste continua firme na luta, e acredita na sensibilidade do patronal para viabilizar um aumento real de salário, pois a valorização do trabalhador é bandeira de luta permanente. Um novo encontro de negociação está agendado para dia 15 de abril, na sede do SINEPE, em Florianópolis.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (49) 3324-6756 , ou pelo e-mail: saaeoeste@gmail.com .

Chapecó/SC – 04 de abril de 2025

Do Saae Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo