Saaemg: Chapa “Reconstrução Classista”, apoiada pela CTB-MG, vence as eleições no sindicato
Carolina Andrade dos Santos, 40 anos, é a segunda mulher a ocupar a presidência do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (Saaemg) que, este ano, comemora 42 anos de luta. Ela foi eleita pela chapa “Reconstrução Classista”, com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) — seção Minas Gerais, com 56% dos votos válidos para o período de quatro anos (dez/2022 a dez/2026).
Eleita com o desafio de retomar a credibilidade do Saaemg e a luta dos auxiliares de administração escolar, Carolina Andrade já conseguiu avanços importantes nesses 30 dias à frente do sindicato.
Uma das promessas de campanha da atual diretoria e que já está sendo cumprida é a isenção da taxa assistencial de 8%, excepcionalmente em 2023. Esse percentual seria descontado em folha de pagamento nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, conforme aprovado na última Assembleia Geral Extraordinária da categoria.
Outra medida tomada foi a criação do Departamento de Saúde e Esporte. O objetivo é regularizar e reabrir os consultórios médicos e odontológicos, além de retornar com a tradicional Copa Saaemg de Futsal e a Corrida de Rua.
A nova diretoria também criou o Departamento dos Aposentados. A intenção é oferecer um espaço de integração social, cultural e lazer para os aposentados da categoria.
O Saaemg representa cerca de 25 mil trabalhadores de escolas particulares, exceto professores, e está presente em 286 municípios.
Mulheres de luta
A vitória de Carolina Andrade para a presidência do Saaemg foi uma conquista de todas as mulheres, especialmente após os anos de desgoverno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).
Bolsonaro atacou os direitos das mulheres e acumulou um histórico de falas machistas e preconceituosas ao longo da sua trajetória política.
A presidenta do Saaemg é funcionária da PUC-MG há 20 anos. Pós-graduada em Fisiologia Humana e Gestão de Pessoas, Carolina Andrade é estudante de Mercado Financeiro e Certificações. Na PUC-MG, ela foi integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Lugar de mulher é… onde ela quiser!
Por Anderson Martins, do Saaemg