Saaemg: Número de associados imunizados contra a gripe no sindicato aumentou quase 20%

Mais de 760 trabalhadoras e trabalhadores da base foram imunizados contra a influenza A durante a Campanha de Vacinação de 2025 realizada pelo Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG), entre o mês de março e início de abril.

O número de vacinados este ano foi quase 20% maior do que na campanha do ano passado. “Esse resultado deixou a diretoria do Sindicato satisfeita, por conseguir oferecer às associadas e associados um serviço gratuito de qualidade. que pode prevenir ou minimizar sintomas de doenças causadas pela influenza A”, disse a diretora de Saúde do SAAEMG, Cristiane de Melo Lacerda Oliveira.

A Campanha de Vacinação teve início em 17 de março, em Sete Lagoas, e se estendeu até o último dia 5 de abril, em Patos de Minas. Além de Belo Horizonte e Betim, na Região Metropolitana, foram realizadas vacinações em todas as quatro regionais do SAAEMG no interior, num total de 11 cidades: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Ouro Branco, Pará de Minas, Patos de Minas, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as 50 primeiras associadas que se inscreverem e comparecerem à vacinação na capital e em Betim ganharam do Sindicato uma linda e útil bolsa térmica.

A trabalhadora Érika Fernanda Gomes se vacinou na sede do SAAEMG pela primeirta vez. “Preferi vacinar no Sindicato porque a vacina aqui é mais completa, e a gente fica mais protegida. Como trabalho em escola de manhã, em Santa Luzia, e em faculdade à noite, em Vespasiano, aqui foi mais fácil pra mim”, disse.

“Por se tratar de uma vacina mais completa que a do posto de saúde e pela oportunidade de vacinar no Sindicato, preferi vir aqui”, contou o associado Leonardo Ferreira de Abreu.

A Auxiliar de Administração Escolar Eva Maria Aparecida todos os anos costuma se vacinar no SAAEMG porque a vacina chega primeiro e é mais completa. “Essa iniciativa do Sindicato é boa, pois beneficia os funcionários das escolas, que não costumam ter muito tempo para procurar os postos”.

Vacina Quadrivalente

Segundo o Ministério da Saúde, a influenza A é o principal vírus responsável pelas epidemias de gripe, infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

A vacina disponibilizada aos associados foi a Quadrivalente, que contém as cepas A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), diferente da oferecida nos postos de saúde, que contém cepas a menos.

Vacinação no SUS já começou

Nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS), a campanha nacional de vacinação contra a influenza do começou na última segunda-feira (7). A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Também podem receber a dose professores dos ensinos básico e superior, entre outros.

O imunizante distribuído na rede pública protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.

SAAEMG: Somos trabalhadores, somos educadores!

Do Saaemg

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo