Saaemg: Sindicato contra a dengue – Veja como combater o Aedes aegypti

Minas Gerais vive uma verdadeira explosão de casos de dengue. Tanto que no último sábado (3), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais alterou o estado de emergência e decretou que o estado passa por uma epidemia de dengue.

Até o momento foram registradas sete mortes em decorrência de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença), em diversas cidades, entre elas Alfenas, Belo Horizonte, Monte Belo e Sete Lagoas . Outros 62 óbitos estão em investigação em Minas Gerais.

Belo Horizonte é a cidade com o maior número de casos confirmados de dengue (10.651), seguido de Itabira (4.553), Betim (3.638), Ribeirão das Neves (3.256) e Contagem (3.026).

Na capital, segundo as autoridades de saúde, o pico da doença será no fim deste mês e início de março. Diante desse quadro, o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) reuniu dicas importantes para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Aprenda a combater o ‘mosquito da dengue’
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em vasos de plantas, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

E você, já eliminou os criadouros da dengue hoje? Veja dicas de como combater o mosquito da dengue:

• Amarre e descarte o lixo corretamente
• Coloque areia nos vasos de plantas
• Limpe bem as calhas da casa
• Guarde pneus em locais cobertos
• Esvazie completamente garrafas PET, potes e vasos
• Mantenha a caixa d’água bem fechada
• Não acumule sucata e entulho
• Receba bem os agentes de saúde

Quais são e como reconhecer os sintomas iniciais da doença?
O Ministério da Saúde chama a atenção para os principais sintomas da dengue. Se o indivíduo tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas, procure um médico.

• Dor de cabeça intensa
• Dor atrás dos olhos
• Dores musculares e articulares
• Náusea e vômito
• Manchas vermelhas no corpo

Vacinação

Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações por dengue, irão receber as primeiras doses da vacina contra a doença. O Ministério da Saúde espera definir, nesta semana, o calendário de imunização. A vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses.

Por conta da limitação do número de doses, a vacina será aplicada, inicialmente, apenas na população de regiões endêmicas, em 521 municípios brasileiros e 22 de Minas Gerais (veja lista abaixo).

1. Antônio Dias
2. Belo Horizonte
3. Belo Vale
4. Caeté
5. Coronel Fabriciano
6. Córrego Novo
7. Dionísio
8. Jaboticatubas
9. Jaguaraçu
10. Marliéria
11. Moeda
12. Nova Lima
13. Nova União
14. Pingo-d’Água
15. Raposos
16. Ribeirão das Neves
17. Rio Acima
18. Sabará
19. Santa Luzia
20. Santa Maria de Itabira
21. Taquaraçu de Minas
22. Timóteo

Faça a sua parte! Juntos, poder público, privado e sociedade civil organizada podemos eliminar o mosquito Aedes aegypti.

Do Saaemg

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo