Saep-DF: Campanha alerta para cuidados com saúde masculina
Pontos turísticos da capital receberão iluminação azulada, para reforçar importância de realização de exames de rotina e de prevenção
A exemplo do outubro, que foi marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, novembro chega lembrando a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e dos cuidados com a saúde masculina: é a campanha Novembro Azul. Para marcar o movimento, monumentos do Distrito Federal vão receber iluminação especial até o fim do mês.
A campanha serve de alerta e tem objetivo de incentivar homens à realização de exames de rotina e de prevenção. A tradição surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro.
O SAEP apoio esta ação e se junta ao movimento de alerta aos homens para os cuidados com a saúde, com exames preventivos.
Câncer de próstata
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. São 55 mil novos casos por ano, com o número de mortes ultrapassando 12 mil registros, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Em 2012, o DF registrou 800 pacientes com câncer de próstata, tratados na rede pública, sendo que 128 morreram. Quando diagnosticado no início, as chances de morte são bastante reduzidas.
Diabetes
O azul de novembro também lembra o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. A campanha é uma resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.
A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.
Do Saep-DF