São oferecidas 67,3 mil vagas no primeiro semestre do Fies

Inscrições referentes ao primeiro semestre de 2025 começaram nesta terça-feira (4) e devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No total, o fundo vai oferecer 112 mil vagas no ano

Ministério da Educação (MEC) oferece, neste ano, 112 mil vagas no processo seletivo do Fies Social — relativo ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Serão ofertadas 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre. As inscrições referentes ao primeiro semestre de 2025 começaram nesta terça-feira, 4 de fevereiro. Elas são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até 7 de fevereiro. O Edital nº 3/2025, com as regras e o cronograma do processo seletivo, foi publicado em janeiro.

Para concorrer às vagas do Fies, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir de 2010 até amais recente. Além disso, o candidato deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero. É vedada a inscrição de quem declarou ter participado do Enem como “treineiro”.

O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos. A base de dados correspondente à situação do CadÚnico será a de 11 de janeiro de 2025. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento será integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.

Confira as vagas do Fies por UF para o primeiro semestre de 2025:

Unidade da federação Total de vagas
AC 401
AL 1046
AM 2139
AP 357
BA 7171
CE 4087
DF 1085
ES 1070
GO 1610
MA 2619
MG 6989
MS 884
MT 1277
PA 2736
PB 1998
PE 3256
PI 1613
PR 3360
RJ 4015
RN 1015
RO 1500
RR 203
RS 2114
SC 1827
SE 885
SP 11533
TO 511
Total Geral 67.301

Inscrição – Para se inscrever, basta o candidato entrar no portal Acesso Único e fazer o login com a sua conta Gov.br; preencher os campos com seus dados pessoais e clicar em “Gravar e avançar”. Na etapa seguinte, é necessário fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Também é preciso informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.

Em seguida, o candidato deve escolher os três cursos desejados, selecionando o estado, o município, o curso e a instituição de ensino pretendidos. Será possível repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas. Depois, basta o candidato preencher seus dados financeiros e os da sua família e, por fim, revisar todas as informações. Caso esteja tudo certo, é preciso confirmar a inscrição e salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.

Classificação – A classificação no processo seletivo do Fies no primeiro semestre de 2025 será realizada conforme a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A ordem de priorização será:

Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Resultado – O processo seletivo do Fies terá chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 18 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.

Lista de espera – Os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada regular participarão automaticamente da lista de espera, que observará a mesma ordem de classificação da chamada regular e será utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.

Confira o cronograma completo do Fies 2025/1

Reprodução

fiesFies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.

Fies – Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Categoria

Do gov.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo