Seminário avalia cenário no Congresso Nacional e intensifica mobilização contra o PL 4.330

A Contee realizou hoje (19) em Brasília, com participação do Conselho de Federações, o seminário “Atualização e ações no atual panorama político do Congresso Nacional”. A primeira parte do encontro contou com apresentação de Marcos Verlaine, jornalista, analista político, assessor parlamentar e editor da página Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que tratou sobre a atual conjuntura nacional, desde as manifestações de junho de 2013 até as que tomaram as ruas no último domingo, 15 de março.

Em sua fala, Verlaine apontou, nas circunstâncias atuais, um movimento de desqualificação da política e de rejeição às instituições, o que, segundo ele, compromete a democracia”. Após uma reeleição ganha num ambiente de disputa muito acirrado e diante dos sinais de desgaste com o Congresso Nacional, evidentes, inclusive, na eleição de Eduardo Cunha para a Presidência da Câmara dos Deputados, Verlaine também destacou como esse cenário nebuloso mostra as dificuldades dos trabalhadores neste momento e como será imprescindível o aumento da mobilização.

[cincopa A0IAPZMTkJoy]

A apresentação foi seguida de um amplo debate, com intervenção de vários diretores da Contee e das entidades filiadas. O tema também foi tratado na segunda parte do seminário, apresentada pelo assessor parlamentar do Diap André Luís dos Santos. No entanto, frente às demandas emergenciais, o debate concentrou-se no Projeto de Lei 4.330, que escancara a terceirização, inclusive para atividades-fins.

Como há previsão de que a matéria seja votada no próximo dia 7 de abril, o seminário aprovou e indicou que as entidades filiadas à Contee intensifiquem suas ações nos estados e municípios junto aos parlamentares de suas regiões a fim de apontar os prejuízos da terceirização. A Confederação, por sua vez, também fortalecerá sua mobilização e, entre as ações programadas, encaminhará documento ao Congresso a fim de sensibilizar deputados e senadores contra o PL 4.330.

Da redação 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo