Seminário da Contee reafirma importância da participação nas etapas estaduais da Conae/2014

20130808_150047A importância da participação das entidades filiadas nas etapas preparatórias da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2014 e da defesa das emendas da categoria de trabalhadores em educação do setor privado foi ressaltada hoje (8) no seminário promovido pela Contee, em São Paulo, a fim de avaliar as etapas municipais e organizar e traçar estratégias as etapas estaduais da Conae.

O primeiro momento do encontro, pela manhã, foi de avaliação das conferências realizadas no âmbito dos municípios. Após a introdução feita pela coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, e pela coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin, que abordaram os desafios na Conae/2014 e o papel da Contee e de suas entidades filiadas nesse processo, cada representante da categoria nas etapas municipais apresentou suas considerações sobre o que tem sido debatido até aqui. Todos foram unânimes ao elogiar a cartilha com a compilação das emendas propostas pela Contee, a qual, além de facilitar a defesa dos interesses dos trabalhadores do setor privado, representa também um instrumento agregador da categoria.

20130808_152144O segundo momento do seminário foi dedicado à próxima etapa, com as conferências de cada estado. Além da retirada dos delegados, foi apresentado o cronograma da próxima fase e as emendas das entidades parceiras que vão ao encontro da defesa feita pela Contee de uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade referenciada socialmente e da destinação dos investimentos públicos exclusivamente à educação pública. A essas se soma a necessidade urgente, que precisa ser garantida na Conae, da regulamentação da educação privada e da criação do Sistema Nacional de Educação.

Nesse sentido, foi enfatizado durante o debate que o engajamento das entidades filiadas à Contee é fundamental na etapa estadual, uma vez que, para constar no documento final da Conferência Nacional, cada emenda precisa ser aprovada em, no mínimo, cinco estados. Uma nova cartilha com as emendas a serem apresentadas, defendidas e aprovadas pelos delegados da categoria será disponibilizada pela Confederação, agora com observações específicas sobre cada eixo do documento-referência.

2f

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo