Sinpro-BA: Informações sobre o reajuste da hora-aula

Atenção, Professoras e Professores da EDUCAÇÃO BÁSICA na rede particular de ensino em toda a Bahia.

FIQUEM LIGADOS NAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS CARDS E AS ESPALHEM ENTRE A CATEGORIA!!!

O reajuste foi negociado entre o Sinpro-BA e Sinepe-BA, com aprovação em Assembleia da categoria (ainda virtual à época), ocorrida 30 de agosto de 2021, e registrado em Convenção Coletiva de Trabalho assinada pelos dois sindicatos no início de 2022 e válida até abril de 2024. Ou seja, seu cumprimento é uma obrigação, pois a CCT tem peso de Lei.

Trata-se de uma conquista do Sinpro-BA e de parte da categoria que se mobilizou nas Assembleias, pois o processo negocial garantiu a reposição integral, que se completará em novembro/2023, de toda a inflação oficial acumulada entre maio/2019 e abril/2023 (considerando que os primeiros dois anos deste período compõem o reajuste de 10,24% pago em 2022).

Cabe lembrar que reajuste de salário não é obrigação patronal. Ele só ocorre quando há sindicato atuante e categoria mobilizada. Aliás, todos os nossos direitos são conquistas, não presentes ou bondades patronais. Por isso é preciso investir na manutenção e fortalecimento do Sindicato!

Além disto, cabe a reflexão: o sindicato conquista e garante direitos para toda a categoria docente do setor privado na Bahia, mas apenas uma pequena fração (inferior a 10%) mantém o Sinpro-BA, que já corre risco de encerrar ou suspender atividades em virtude da incapacidade de honrar seus compromissos; parece justo que todos se beneficiem, mas apenas uma pequena parte contribua?

O índice final do INPC acumulado no período (maio/2021 – abril/2023) será divulgado pelo IBGE até o dia 11 de maio, a partir de quando o Sinpro-BA se reunirá com o patronal para registrar e comunicar o percentual que deverá ser aplicado em cada etapa do reajuste.

Por liberalidade, estabelecimentos de ensino podem aplicar o reajuste integralmente a partir de maio ou mesmo antes.

Do Sinpro-BA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo