Sinpro Campinas e Região: Audiência sobre volta às aulas é remarcada para 04/09
A audiência de terça-feira, dia 25 de agosto, sobre a volta às aulas restou frustrada, pois o Ministério Público do Trabalho (MPT) não conseguiu notificar os representantes patronais a tempo. O Sinpro Campinas e Região forneceu novos meios de contato para viabilizar a devida notificação. Foi agendada nova audiência para o dia 4 de setembro, às 16 horas, perante o MPT15.
Na sessão, o Sinpro manifestou ao MPT que tem causado grande preocupação à categoria profissional a falta de informação e uniformização. Desde o início da pandemia, restaram paralisados os diálogos entre categoria profissional e patronal, de modo que cada empregador vem adotando diferentes procedimentos, ignorando a necessidade de uniformização. Foi alegado, ainda, que o estabelecimento de um cronograma de volta às aulas, em nível estadual, não teve a participação dos professores, deixando-se de considerar as particularidades que cercam a atividade. Nesse mesmo contexto de falta de padronização, vem sendo noticiado o retorno das aulas, sem a devida clareza quanto à real possibilidade desse retorno, muito menos exposição de critérios e protocolos efetivos. Assim, foi exposta o real perigo de exposição da saúde dos docentes com a aventada volta das aulas sem definição de cronogramas específicos, critérios técnicos e protocolos necessários.
Na nova audiência agendada, o Sinpro buscará a mediação do MPT15 para evitar que a volta às aulas se faça do modo veiculado, ou seja, sem prévia discussão e estabelecimento de critérios objetivos que protejam a saúde dos professores, alunos e famílias.