Sinpro Campinas e Região: Centro de Estudos Sindicais promove aulas gratuitas sobre a ditadura militar no cinema
No próximo dia 1º de abril, completa 60 anos o Golpe Militar que implantou no Brasil uma ditadura de 21 anos. Este período foi marcado por perseguições, prisões, torturas, desaparecimentos e mortes que atingiram milhares de brasileiros que lutavam contra o autoritarismo ou eram simplesmente críticos do regime.
Lembrar desse acontecimento histórico é importante para despertar ou fortalecer a consciência da sociedade de que a democracia é sempre o melhor caminho. Infelizmente, muitos ignoram completamente o que foi a ditadura. Sobretudo para os mais jovens, aquele tempo nefasto nunca existiu ou, pior, teria sido “bom” para o País. Por isso, lembrar é fundamental. Lembrar para que nunca mais aconteça.
Como forma de contribuir com esse resgate da memória coletiva, o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) convida a todos e todas para participar da programação “A Ditadura através do Cinema”, que será exibida de 1º de abril a 3 de junho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. Serão dez aulas ministradas em formato online pelo sociólogo Arnaldo Lemos Filho, mestre em Ciências Sociais e professor da PUC-Campinas.
Os participantes deverão assumir o compromisso de assistirem aos filmes indicados, antes das aulas. Posteriormente haverá exposição do professor Arnaldo, seguida de debate.
As inscrições são gratuitas. O número de vagas é de 80 participantes. O CES fornecerá certificado de participação a todos os que participarem de 60% da programação. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Mais informações pelo e-mail cesforma@cesforma.org.
Confira a programação completa:
1º de abril – Tema: Antecedentes do Golpe
08 de abril – Tema: O Golpe
15 de abril – Tema: A Resistência
22 de abril – Tema: A Tortura
29 de abril – Tema: O Impacto Da Ditadura Nas Relações Familiares
06 de maio – Tema: A Arbitrariedade
13 de maio – Tema: A Guerrilha
20 de maio – Tema: A Lei e a Verdade
27 de maio – Tema: O Exemplo da Argentina
03 de junho – Tema: A Comissão da Verdade