Sinpro Campinas e Região: Mulheres e suas lutas

No próximo dia 25 de março, às 18h, o Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro) e a Associação dos Professores da PUCC (Apropucc), com apoio do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), realizam o evento cultural “Mulheres e suas lutas: Na música e na vida”.

A roda de conversa debaterá a vida e obra de compositoras brasileiras numa perspectiva feminista, mostrando a importância da colaboração das mulheres no campo da canção popular, em especial no século XX e XXI. A conversa será sobre as compositoras brasileiras que deixaram a sua marca e o esquecimento de suas memórias.
Serão ouvidas canções e comentadas as trajetórias de algumas dessas mulheres.

Teremos como convidada especial Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel, a Carô, historiadora e militante feminista. Foi violonista e cantora até 1992. É doutora em História Cultural pela Unicamp, onde fez sua formação até o pós-doutorado, no qual pesquisou as compositoras brasileiras com apoio da FAPESP. Dedica-se à pesquisa e divulgação da canção popular brasileira. É pesquisadora colaboradora junto ao Departamento de História do IFCH/Unicamp e membro do coletivo de historiadores Amotinália.

Estarão na mesa de debates a professora Maria Clotilde Lemos Petta, Silvana Suaiden, Alexandro Sgobin e Bruno Ribeiro.

Transmissão ao vivo pelo YouTube do Sinpro Campinas.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo