Sinpro Campinas: Janeiro é o mês de conscientização sobre saúde mental
O Janeiro Branco é uma iniciativa cujo objetivo é colocar a saúde mental em evidência. O tema ainda é pouco discutido pela sociedade, embora a população esteja adoecendo cada vez mais.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade, depressão e burnout, distúrbio psíquico causado pelo esgotamento mental devido às condições de trabalho.
Os professores estão entre as categorias mais atingidas pela síndrome de burnout, o excesso de trabalho, a pressão do cotidiano, as longas e exaustivas jornadas, a falta de valorização e a deterioração do ambiente de trabalham afetam diretamente a saúde mental do docente.
Por isso falar sobre o assunto e procurar profissionais qualificados para lidar com questões relacionadas à saúde mental extremamente importante. Cuidar do bem-estar emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física.
Sindicato e acolhimento
O Sindicato é um instrumento de acolhimento do trabalhador. O professor não está só e, nesse momento, unir-se a um grupo é fundamental. Conheça seu Sindicato e participe das atividades.