Sinpro Campinas: Sindicato faz carta a governantes solicitando plano de vacinação para profissionais da educação
O Sinpro Campinas e região encaminhou uma carta aos prefeitos das cidades de sua base territorial para solicitar um plano de vacinação que contemple os profissionais da educação, veja o documento:
O Sindicato dos Professores da Campinas e Região, representante dos professores e das professoras do setor privado de ensino, entende que, com o recrudescimento da contaminação pela Covid-19 e o aumento do número de mortos em virtude das complicações provocadas pelo novo coronavírus, não deve-se permitir o retorno às atividades presenciais nas escolas sem que os seus trabalhadores estejam imunizados/as pela vacina.
A Educação, como setor essencial para o desenvolvimento pleno das crianças, dos jovens e dos adultos, deve ser considerada como segmento estratégico no plano de vacinação. Mesmo com todo o esforço e sobretrabalho da categoria de professores/as em manter a excelência do ensino em tempos de trabalho remoto, destaca-se o prejuízo pedagógico e psicológico para toda a comunidade escolar devido ao modelo de ensino imposto pelo isolamento social e a urgência da volta às aulas presenciais, portanto, para o retorno às atividades presenciais seguro, é necessário garantir a saúde e a vida dos/as profissionais.
Desde o início da pandemia, o Sindicato tem lutado incansavelmente para preservar a saúde da categoria por meio de ações jurídicas, assembleias e campanhas para alertar o risco da volta às aulas presenciais sem controle da pandemia promovidas pelo departamento de comunicação.
Além de lutar para o cumprimento de todos os protocolos de segurança e de higiene garantidos pela a Ação Civil Pública 0011244-51.2020.5.15.0043 movida pelo Sindicato, em razão do retorno às atividades presenciais, a entidade também também defende o direito à vacina gratuita para todos e um plano de vacinação que contemple as necessidades da população.
O Sinpro entende que cabe aos governos implementar as ações necessárias para que toda a população esteja vacinada o mais breve possível, permitindo a retomada das atividades presenciais em sua plenitude.
Cabe ao governo municipal estabelecer um cronograma que leve em conta a importância do setor educacional e tome as providências para que os trabalhadores das escolas possam retornar ao trabalho em condições seguras.
Sinpro Campinas e região – em defesa da vida e dos direitos da categoria!