Sinpro Caxias: Assembleia aprova acordo para a Educação Superior
Os professores da Educação Superior, que atuam nas instituições de ensino representadas pelo sindicato patronal Sinepe/RS, aprovaram por unanimidade a proposta para Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A votação foi realizada na assembleia presencial no sábado, 15 de junho, na sede do Sinpro/Caxias.
Entre os destaques aprovados estão:
➢ Reajuste Salarial – Reajuste de 3,86% a partir de junho de 2024. Comprometem-se as partes em retomar a negociação sobre a reposição do resíduo da inflação do período de março de 2021 a fevereiro de 2022, correspondente ao INPC de 2,80% (dois inteiros e oitenta centésimos de inteiro por cento), na data-base do ano de 2025.
➢ Abono Salarial – Abono de 11,58% pago em três parcelas, nas competências de julho, agosto e setembro de 2024.
➢ Adiantamento do Décimo Terceiro Salário – Pagamento em agosto de 2024.
➢ Garantia no Emprego – Aposentadoria – O trabalhador com 3 anos ou mais de contrato, que estiver, no máximo, a 3 anos da aposentadoria por tempo de contribuição, proporcional ou integral, ou ainda por idade, gozará de estabilidade no emprego até a data da aquisição do direito à aposentadoria.
➢ Negociação Prévia – Os convenentes assumem o compromisso de previamente esgotarem processo negocial, a ser devidamente documentado mediante atas das respectivas reuniões, sempre que surgirem divergências na interpretação das cláusulas desta Convenção ou de outras questões atinentes às relações de trabalho, tenham ou não sido focadas nas pautas da negociação que antecedeu a presente Convenção, desde que tais divergências possam ter repercussão geral em qualquer das duas categorias.
Na mesma assembleia foi aprovada a Contribuição Assistencial ao Sinpro/Caxias no valor correspondente a 2%, no vencimento do mês de julho de 2024.
Após os encaminhamentos de formalização da Convenção Coletiva, o documento será divulgado na íntegra para a categoria.
OBSERVAÇÃO: O sindicato patronal Sinepe/RS representa todas as instituições de ensino superior de Caxias do Sul exceto as comunitárias (UCS e Unisinos). Demais níveis de ensino ou representações sindicais têm seu próprio processo negocial.