Sinpro-JF: Sindicato se reúne com sindicato patronal nesta sexta, 12
A pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2021, aprovada pelos professores da Rede Particular no final do ano passado, já foi protocolada junto ao sindicato patronal. Na próxima sexta-feira (12), haverá reunião entre o Sinpro-JF e os representantes dos estabelecimentos de ensino.
A categoria reivindica a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o avanço nas seguintes questões: melhorias para garantir assistência sindical na rescisão e na resilição parcial; ampliação da ultratividade provisória da Convenção; limite de suas atividades avaliativas por bimestre, sendo facultado ao professor, observando a autonomia pedagógica, a necessidade de outras no período; necessidade de regulamentação do ensino a distância, com isonomia de remuneração dessa modalidade com as demais aulas lecionadas.
O Sinpro-JF reforça a importância dos professores conhecerem a pauta de reivindicações e a Convenção, além de participarem das assembleias. É preciso unidade em defesa da CCT!
RECESSO GARANTIDO NOS DIAS 15, 16 E 17 DE FEVEREIRO
Em função de denúncias de descumprimento da CCT, o Sinpro-JF reforça a determinação da Cláusula 13ª que assegura o recesso nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. É vedado exigir do professor, nesse período, a regência de aulas, trabalhos em exames ou qualquer outra atividade.
O sindicato também reitera que a Convenção, de acordo com a Cláusula 80ª, continua a vigorar pelo prazo de até 90 dias após o prazo de vigência. A ultratividade está garantida na hipótese de não vir a ser firmado novo instrumento coletivo até o dia imediatamente anterior previsto para o término da vigência.
Caso algum estabelecimento de ensino exija trabalho nesses dias, estará sujeito à cobrança de multas constantes na CCT, pagamento de horas extras aos professores, além de outras medidas que poderão ser adotadas pelo Sinpro-JF.