Sinpro Macaé e Região: #21DiasDeAtivismo: “Sou Mulher E Sou Negra”



O Movimento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão e a luta pela garantia dos direitos das mulheres.No Brasil, o movimento tem início no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, com a finalidade de enfatizar a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

Este ano estamos homenageando nossas diretoras neste 21 Dias de Ativismo, professoras, mulheres negras e lutadoras.

Ivania Ribeiro, vice-presidente do Sinpro Macaé e Região, primeira mulher negra eleita vereadora em Macaé.

Guilhermina Rocha, ex- presidente do Sinpro Macaé e Região, e atualmente Coordenadora da Secretaria de Saúde e Previdência da Feteerj.

Rosilene Macedo, diretora do sindicato e da Secretaria de Saúde e Previdência da Feteerj.

Dulce Helena, também diretora do Sinpro Macaé e Região e ex-presidente do Conselho Municipal de Educação de Macaé.

A iniciativa se inspira na ação mundial de mesmo nome e que se iniciou em 1991, intitulada “As Mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas em 1960, na República Dominicana.

O Sinpro Macaé e Região se une às diversas entidades difundindo o enfrentamento à violência para que chegue ao máximo de pessoas possível.

A dor da discriminação e de constantes violências se multiplica diante de casos graves de racismo, dos altos índices de feminicídio e de homicídio que ainda são rotina para milhares de mulheres negras em todo o país. Afinal, as mulheres negras são as que mais sofrem com a violência. É o que mostram os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. Entre as vítimas de feminicídio, 37,5% são brancas e 62% são negras e, nas mortes violentas, 70,7% são negras e 28,6% são brancas.

Deixamos uma reflexão sobre a importância de buscarmos uma sociedade mais justa, igual e segura para todas e todos, sem distinção de raça.

O Sinpro Macaé se empenha no debate no campo da formação política e social para fortalecer o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher , adolescente e criança.

Se você estiver em situação de perigo iminente, sendo vítima ou presenciando algum tipo de agressão, ligue imediatamente para 190 ou procure a delegacia de polícia mais próxima.

#21DiasDeAtivismo #combateaviolenciacontraamulher

Do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo