Sinpro Macaé e Região: Mobilização contra a censura à educação nacional
Uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados analisa um conjunto de projetos que representam um gigantesco retrocesso no campo educacional, dentre eles o da “escola sem partido”. Esses projetos estão tramitando de forma conclusiva nesta comissão, o que quer dizer que, se aprovados, vão direto para o Senado e depois, se não sofrerem mudanças, para a sanção presidencial.
É preciso impedir o avanço deste projeto de censura às escolas. O Movimento Educação Democrática e do coletivo Professores contra o Escola sem Partido, escreveram uma CARTA ABERTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, que explica o tamanho desses perigos e exige o arquivamento dos projetos.
A única estratégia possível nesse momento dentro da Câmara é exigir que o projeto vá a plenário e assim pressionar os deputados e deputadas para o arquivamento. Para isso, é preciso a adesão de qualquer entidade coletiva (sindicatos, associações, grupos de pesquisa, movimentos sociais, coletivos) para levar esse documento na próxima semana à Câmara dos Deputados.