Sinpro Macaé e Região: Professores fazem assembleia com indicativo de adesão à Greve Geral

A categoria se reúne às 18h no auditório da Faculdade Fafima. As reformas da Previdência e trabalhista e a Terceirização estão entre as principais discussões da categoria nesta assembleia

Professores da rede particular de ensino de Macaé e Região, da educação básica ao ensino superior, se reúnem em Assembleia Extraordinária nesta segunda–feira, dia 17 de abril, às 18h, no Auditório da Faculdade Fafima, para decidir se irão aderir à Greve Geral marcada para 28 de abril.

O presidente do Sinpro Macaé e Região, professor Cesar Gomes, explica que “a reforma previdenciária (PEC 287) está entre as principais  ameaças à nossa categoria”. A assembleia convocada para tratar da adesão da categoria ao movimento nacional do dia 28 de abril terá como base a discussão sobre as reformas propostas pelo governo federal e suas ameaças aos direitos históricos dos trabalhadores e com foco na reforma previdenciária, que irá dobrar o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria dos professores do ensino básico .

De acordo com Cesar Gomes, a categoria dos professores será especialmente prejudicada, uma vez que 80% dela é formada por mulheres. “A reforma é prejudicial porque fixa uma idade para a aposentadoria e acaba com os segurados diferenciados (professores antes poderiam se aposentar com tempo reduzido ao contabilizar o tempo em sala de aula). Uma professora se aposenta hoje se tiver 50 anos de idade e 25 de contribuição para a Previdência. Com a reforma, ela se aposentará apenas aos 65 de idade”, detalha.

Ainda de acordo com Cesar Gomes, haverá um chamamento para que a categoria se mobilize em favor da Greve Geral marcada para o dia 28 de abril. “Essa assembleia, no dia 17 de abril, não definirá apenas a participação dos professores na Greve Geral, mas também a atuação da categoria visando divulgar o movimento”, conclui Gomes.

Do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo