Sinpro Macaé e Região: Sede do sindicato é alvo de ataque

“O Ur-Fascismo pode voltar sob as vestes mais inocentes. Nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas – a cada dia, em cada lugar do mundo”
Umberto Eco – O Fascismo Eterno

Acordamos hoje com a fachada do Sindicato dos Ferroviários, sede hoje também do Sinpro, Sindicato dos Professores de Macaé e Região, vandalizada com tinta verde e amarela manchando paredes, porta e janelas. Esse lugar tem uma participação histórica na luta pela Democracia em Macaé, durante a ditadura militar, sendo símbolo da resistência dos trabalhadores a todo e qualquer autoritarismo.

Sabemos que o Brasil passou, nestes últimos anos, por uma proliferação da retórica autoritária, misógina, racista, homofóbica, anticientífica, violenta e falsamente religiosa. Propagada sem restrições pelas mídias e redes sociais, através da MENTIRA, que toma o novo nome de fake-news, gerou uma crença no falso em lugar dos fatos, nas teorias conspiracionistas ao invés das explicações racionais e históricas, na criação do Inimigo que precisa ser exterminado, usando as liberdades democráticas – como o direito à manifestação, para pedir o fim da Democracia e a instalação de uma nova ditadura.

Essa é a configuração do neofascismo brasileiro – o bolsonarismo, que dividiu famílias, redes de amigos, equipes de trabalho, e quer continuar seu trabalho de destruição dos direitos humanos, das políticas públicas e dos vínculos sociais abrangentes construídos pela Constituição Federal de 1988.

Ontem, uma parte do eleitorado que votou em Bolsonaro aqui na cidade, fez uma manifestação em frente ao Forte Marechal Hermes, gritando por “Intervenção Federal” das Forças Armadas, cometendo crime configurado na legislação brasileira, já que se insurge contra o resultado legítimo das urnas que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva.

Nós, sindicalistas e professores,dedicados à Educação da comunidade de crianças, jovens e adultos, repudiamos esse ato de vandalismo realizado pela extrema-direita, e apontamos o dedo para essa ação – que imita os atos dos Camisas Negras do Fascismo Italiano e dos Camisas Pardas do nazismo alemão contra todos os que discordavam de seus discursos e sua política destrutiva na época da ascensão do Fascismo na Europa no século XX.

Nós somos pela Democracia contra o Fascismo, pela educação crítica, laica e libertária contra a formação autoritária e despolitizadora. Pelos direitos dos trabalhadoras e trabalhadores contra a opressão e o servilismo neoliberal.

Fascistas não passarão!

Sindicato dos Professores de Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo