Sinpro Minas: Categoria aprova pauta da campanha reivindicatória 2014

Professores da rede privada de ensino fizeram, nesse sábado (23/11), na sede do Sinpro Minas, a primeira assembleia da campanha reivindicatória 2014.

A categoria aprovou a pauta de reivindicações, que será encaminhada ao patronal (Sinep/MG).

Os professores reivindicam, entre outros pontos, equiparação do piso da educação básica, unificação do piso da educação superior (BH/Interior), elevação do adicional extraclasse de 20% para 1/3 da jornada e ganho real (INPC + 3% de aumento real + PIB).

Durante a assembleia, a diretora do Sinpro Minas Valéria Morato traçou um panorama da profissão docente diante do quadro de mercantilização do ensino no país. “A sobrecarga de trabalho e a pressão no interior das escolas têm afastado muitos colegas da docência. Por isso é preciso valorizar a categoria, e a educação deve ser tratada de forma diferenciada, pois sabemos que ela é estratégica para o país”, afirmou Valéria Morato.

Os professores também destacaram a importância da mobilização para garantir avanços. “Todo o sucesso da nossa campanha depende da mobilização. Precisamos convocar os colegas para participar desse processo de maneira intensa. Só assim vamos ampliar nossos direitos”, defendeu o diretor Aerton Silva.

Novas assembleias serão agendadas para discutir as condições de trabalho da categoria e outros pontos que poderão ser incluídos à pauta. Conheça abaixo os principais pontos da pauta da campanha reivindicatória 2014.

Piso:
– Equiparar o piso da Educação Básica; Unificar o piso da Educação Superior (BH/Interior);

Jornada:
– Elevar o adicional extraclasse de 20% para 1/3 da jornada;

Carreira:
– Alterar o adicional de quinquênio para triênio;

Formação:
– Formação continuada; Adicional de 10% para especialização, 15% para mestrado e 20% para doutorado;

Aumento real:
– INPC + 3% de aumento real + PIB.

Do Sinpro Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo