Sinpro Minas: Sindicato celebra 90 anos de existência

Reprodução/Sinpro Minas

O ano de 2023, que já representa um marco para a história democrática do Brasil, também simboliza um período de celebração e resgate da jornada do Sinpro Minas. No último dia 12 de fevereiro, o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais cumpriu, oficialmente, nove décadas de existência.

Naquele 12 de fevereiro de 1933, a cidade de Belo Horizonte tinha apenas 36 anos de idade e existiam não mais do que sete escolas particulares na capital. A partir da fundação efetiva da entidade, ainda houve um árduo trabalho para a legitimação do sindicato, em um contexto conturbado, por erupções políticas e projetos de reformulação da velha república.

Desde então, a trajetória do Sinpro Minas é traçada à luz da história do Brasil, acompanhando os impactos da conjuntura social, política e econômica na vida dos/as professores/as e da classe trabalhadora. A luta por direitos históricos da categoria, como adicional extraclasse, bolsas de estudo e repouso remunerado, sempre foi aliada à luta em defesa de um modelo de Educação baseado na valorização dos/as trabalhadores/as e da qualidade de ensino.

Na celebração destes 90 anos, é preciso resgatar a memória como força e inspiração para que essa história continue sendo escrita. Por isso, a comemoração extrapola o mês de fevereiro e, durante todo o ano de 2023, vão ser realizadas ações em homenagem a essa jornada. Além disso, o Sinpro Minas vai divulgar durante este ano uma série de vídeos, que vai abordar passagens marcantes dessa trajetória.

O primeiro vídeo da série, já disponível nos canais do Sinpro Minas, enaltece, sobretudo, o papel de todos/as professores/as, reais protagonistas dessa caminhada. O próximo vídeo, que será divulgado em breve, vai trazer momentos importantes da história do Brasil em que o sindicato esteve presente.

Para a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, a valorização da memória é essencial para o fortalecimento da entidade e de toda a história construída. “Quando resgatamos tudo aquilo que aconteceu ao longo dessas nove décadas, é uma maneira também de cultivar a memória coletiva da nossa categoria. Muitas gerações passaram, se foram, outras virão. Nossa missão é contribuir também para que o legado do Sinpro Minas siga vivo, independente do tempo histórico. Isso também é semente para novas lutas, para novas conquistas”, afirma.

Os próximos vídeos da série e todas as ações em homenagem aos 90 anos do Sinpro Minas serão divulgados nas redes sociais e no portal do sindicato.

Confira o primeiro vídeo da série:

Do Sinpro Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo