Sinpro Minas: Sinep Sudeste quer retirar direitos dos professores
A direção do Sinpro Minas vem, há meses, participando de inúmeras rodadas de negociação com o Sinep Sudeste para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020, como já foi feito em todas as 8 regionais do estado. Porém, o Sinep Sudeste tem dificultado as negociações apresentando uma contraproposta que visa acabar com conquistas históricas da categoria como férias coletivas e recessos escolares. Além disso, como condição para assinar a CCT, quer reduzir o adicional por tempo de serviço e transferir para as escolas a distribuição das bolsas para professores/as e seus dependentes, o que pode fazer com que muitos/as professores/as fiquem sem bolsa de estudos.
De acordo com os diretores do Sinpro Minas que participaram das negociações, ficou evidente que o patronal tenta destruir a CCT, desqualificando a importância da valorização do professor e tratando a educação como uma mercadoria. Para a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, isso é um desrespeito com o corpo docente e discente, especialmente neste momento de pandemia, quando os/as professores/as estão se desdobrando, e a maioria sem apoio técnico e emocional por parte das escolas, para garantir uma educação de qualidade, com o menor prejuízo possível para os/as alunos/as. “Não permitiremos estes cortes. É uma velha tática do patronal tentar retirar direitos em mesa de negociação ao invés de discutir a manutenção dos direitos conquistados e a possibilidade de alcançarmos novas vitórias, melhores condições de salário e trabalho para a categoria”, afirma.
Geracao-de-empregos-e-Reforma-Trabalhista-Uma-conta-que-nao-fecha-1-1024×599
“Seguiremos firmes na luta por nenhum direito a menos e por melhores condições de vida e trabalho. Na atual campanha reivindicatória, temos mantido o mesmo espírito de unidade da vitoriosa campanha do ano passado e isso é fundamental para garantirmos conquistas”, destaca o diretor do Sinpro, Newton de Souza, que tem acompanhado as negociações.
Antes da nova rodada de negociação com o patronal, o Sinpro Minas realizará uma assembleia com os /as professores/as da regional sudeste para que possam se informar e decidir o rumo dessa campanha reivindicatória 2020. Para que seja possível a participação do maior número de profissionais, o sindicato realiza, agora, uma enquete, em que o/a professor/a poderá indicar o melhor dia (4 ou 5 de setembro) e horário, de acordo com sua agenda. Para participar, entre neste link, que ficará disponível até quarta-feira (02/09).
Educação é a nossa luta, união é a nossa resistência!