Sinpro Pernambuco: Artistas e trabalhadores cobram ações para cultura
#CadêRegina #Cultura #Trabalhadores #Pandemia
Frente ao quadro de distanciamento social e suspensão temporária das atividades econômicas, a cadeia cultural vem tendo fortes prejuízos financeiros. E diante um cenário de incertezas, vários(as) artistas estão encontrando dificuldades para sustentar suas famílias e pagar suas contas.
Sem cachês, festivais, eventos e público, os(as) fazedores(as) de cultura estão precisando que o poder público aponte alguma saída que ampare o setor nesse período de calamidade e isolamento social. O pior é que, sobre tal situação, a secretaria nacional de cultura ainda não se pronunciou.
E questionando o silêncio institucional do governo federal, principalmente da secretária, a atriz Regina Duarte, vários trabalhadores(as) e fazedores(as) de cultura iniciaram a campanha #CadêRegina, fazendo protestos virtuais e cobrando medidas para o setor.
E uma das pautas mais emergenciais expostas nos protestos feitos pela classe artística é a da liberação do fundo nacional de cultura, visando assim, atender o setor nesse período de proliferação da Covid-19.
Na quinta-feira (16), o plenário da câmara dos deputados aprovou a PL 873/20 que ampliou o acesso do auxílio emergencial para trabalhadores (as) da cultura, como artistas, autores, técnicos de espetáculos etc.
Conselho Estadual de Cultura cobra posicionamentos
Em Pernambuco, o Conselho Estadual de Política Cultural se reuniu (virtualmente), a fim de apontar saídas e criar possíveis ações que amparem, a curto, médio e longo prazo a cadeia produtiva no estado. No entanto, os(as) conselheiros(as) também apontaram a necessária liberação do Fundo Nacional de Cultura (FNC), principalmente para atender as demandas do setor, no período de pandemia.
Segundo Jocimar Gonçalves, presidente do conselho, a classe artística precisa, mais do que nunca, de um amparo governamental, no entanto, a secretária Regina Duarte ainda não se posicionou sobre o fato, demonstrando omissão e desrespeito aos trabalhadores(as) e fazedores de cultura no país.
Pernambuco aderiu a campanha, #CadêRegina
Seguindo a campanha feita por vários artistas em todo Brasil, alguns membros do Conselho Estadual de Política Culturl, junto com artistas locais, fizeram alguns vídeos, somando-se assim, aos protestos virtuais que buscam pressionar o governo federal por possíveis saídas à situação de crise.
Do Sinpro Pernambuco