Sinpro Pernambuco: Campanha Salarial
Novamente verificamos nas escolas privadas do nosso estado o período de pré- matriculas dos alunos, marcado pela exigência de taxas que são cobradas indevidamente e como em todos os anos, com o reajuste previsto para as mensalidades do ano letivo seguinte.
Para 2014, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (SINEPE) já informou que o aumento ficará em torno de 12%.
Na campanha salarial de 2013 alertamos para o fato da discrepância entre o reajuste das mensalidades e o concedido aos salários dos professores.
Em todos anos os donos de escolas fazem um “caixa” com o dinheiro das mensalidades reajustadas em janeiro e só repassam aos salários dos professores um indicie menor em agosto, após o encerramento das negociações e da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, tendo ainda quatro meses livres de quaisquer custos com a folha dos docentes, já que a data base da categoria é 1º de abril.
Como já foi dito na campanha salarial deste ano “COBRAM 12% E REPASSAM 7%!”.
O Procon Estadual analisa o aumento com cautela e reforça que as escolas precisam justificar a mudança no valor. Diante dessa situação, os pais devem exigir a planilha de preço do ano anterior e do presente ano. Alguns fatores, podem sim influenciar no valor da mensalidade, como contratação de novos professores e aumento de salário nos ganhos dos docentes. Porém o órgão adverte que se os pais, depois de receber a justificativa e ainda assim achar que o valor é indevido, deve procurar o Procon.