Sinpro Pernambuco: Nota de Esclarecimento
Acerca das entrevistas concedidas pelo presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), José Ricardo Diniz, para o programa da radialista Edem Pereira, na Rádio Jornal e para a reportagem publicada na quinta-feira (07), no Jornal Folha de Pernambuco, sob o Título “Copa Altera Calendário Escolar”. O Sinpro Pernambuco esclarece que as mesmas trazem uma série de informações distorcidas em relação ao calendário escolar 2014 dos estabelecimentos de ensino privado de Pernambuco.
O presidente do Sindicato Patronal, afirmou que os estabelecimentos de ensino manterão suas atividades durante a realização dos jogos da Copa no Estado e dos jogos da Seleção Brasileira.
Entretanto é importante destacar que o Ministério da Educação recomendou que o calendário escolar fosse adequado de acordo com às peculiaridades locais, a critério dos respectivos sistemas de ensino, mas ele impõe que esta adaptação não prejudique a realização de 200 dias conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Diante desta recomendação e sendo Pernambuco umas sedes da Copa do Mundo, os professores decidiram em assembleia realizada no dia 07 de outubro, conservar o calendário escolar 2014 sem alterações, mantendo as férias escolares no mês de julho. A categoria também afirmou na plenária que não haverá aula nos dias dos jogos e que a reposição dessas acontecerão aos sábados.
De acordo com o coordenador-geral do Sinpro Pernambuco, Jackson Bezerra, a decisão da categoria é bastante clara e segue a Convenção Coletiva de Trabalho acordada com o Sinepe. Ele ainda afirma que as reposições dessas aulas devem ser obrigatoriamente discutidas entre os dois sindicatos e não de cada escola com os seus professores.
Do Sinpro Pernambuco