Sinpro Pernambuco: Professoras(es) do setor privado aprovam pauta reivindicatória para 2023

No último sábado (25), as(os) professoras(es) que lecionam nas escolas particulares, em Pernambuco, participaram da primeira assembleia da categoria, para assim, junto ao sindicato, construírem a pauta reivindicatória para o ano de 2023.

Na ocasião, foram apresentados os principais elementos que balizarão as negociações e a própria campanha reivindicatória, a exemplo das questões econômicas, como as projeções apontadas para o INPC, sobretudo para o mês de abril (data-base da categoria), além de outros temários, que dialogam direta e indiretamente com o cotidiano dos docentes, como a própria reforma do ensino médio, as práticas escolares inclusivas e a questão da própria saúde das(os) professoras(es).

Por fim, a categoria convergiu em um conjunto de pautas e construiu também um calendário de atividades sindicais. Elegeu, no final, a comissão de negociação, que conduzirá a campanha reivindicatória, representando, assim, as(os) professoras(es) diante do setor patronal.

Dentre as pautas apresentadas, destacam-se a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho; reajuste salarial na ordem de 10; unificação dos valores do piso (hora-aula) na ordem R$ 15; aumento do percentual da aula-atividade para 10%; vale-refeição; recebimento do terço de férias em julho, por professores licenciados em virtude de questões de saúde; licença semestral para realização de exames médicos; e regulamentação das atividades avaliativas voltadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como, das inserções das(os) docentes nas redes de comunicação das escolas etc.

A pauta será entregue de forma oficial ao sindicato patronal, para que as comissões iniciem as negociações. E, após a primeira reunião, o sindicato convocará a categoria para nova assembleia.

Do Sinpro Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo