Sinpro Pernambuco: Sindicato recebe notícias de contágio da Covid-19 nas escolas
Desde o início da semana, o Sinpro Pernambuco, por meio de sua direção, vem sendo noticiado sobre casos de contágio da Covid-19 em professores e estudantes que estão atuando de forma presencial, após o governo ter autorizado, visando atender as demandas empresariais.
O preocupante é que, diariamente, casos dessa natureza vêm sendo noticiado pela imprensa, mas, até o momento, nada tem sido feito para minimamente administrar ou conter esses contágios, nem por parte do governo, tampouco pela maioria das escolas.
Em algumas denúncias, o sindicato escutou até sobre movimentações feitas a fim de “abafar” os casos, para que não fossem noticiados pela imprensa.
Já falam em uma segunda onda de contágio em países europeus e nos Estados Unidos, mas, lamentavelmente, essa pandemia ultimamente tem sido ignorada por muitos, inclusive por setores do poder público, em virtude de motivações alheias.
No entanto, preocupado com a situação, o Sinpro Pernambuco, na segunda-feira (26), se reuniu com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho/TRT 6, Desembargador Valdir Carvalho, para apresentar os argumentos favoráveis a suspensão das aulas presenciais e manutenção das atividades remotas. Na ocasião, o sindicato afirmou que o retorno das aulas presenciais representa grande risco à saúde pública, visto que o novo coronavírus ainda está circulando.
Para o sindicato, a decisão de reabertura das escolas é letal e cruel, observando-se que não existe segurança para o cumprimento dos protocolos estabelecidos e muito menos clareza no processo de fiscalização.
Ressaltamos que o Sinpro Pernambuco fará tudo que estiver ao seu alcance para garantir a saúde dos professores e professoras, bem como de toda comunidade escolar.
Firmes na luta. Em defesa da vida.