Sinpro-Rio: III Mostra Cine Educação Direitos Humanos

Em celebração à Semana Internacional de Direitos Humanos e com o objetivo de reafirmar seu compromisso com a democracia e as premissas fundamentais dos DH, a III Edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos será realizada a partir desta quarta-feira (07/12), com exibições na quinta-feira (08/12) e segunda-feira (12/12).

Neste ano, com o controle das questões pandêmicas, a Mostra poderá ser realizada de forma presencial em diversos espaços culturais do município do Rio de Janeiro, como o Viaduto Cultural de Realengo, o Espaço Juventude na Praça do Estácio e o Museu Palácio Tiradentes no Centro do Rio.

A III Mostra exibirá 12 filmes nacionais relacionados às temáticas sociais em voga no Brasil e no mundo nos últimos anos.

O intuito do projeto é dar visibilidade aos desafios que assolam a sociedade, como o aumento da pobreza e da miséria acentuada pela enorme desigualdade do país, as questões identitárias e de gênero e o descaso com os portadores de necessidades especiais e demais populações minoritárias que se encontram à margem dos princípios básicos de cidadania.

Situações que foram maximizadas em função das políticas conservadoras recentes, que desvalorizaram agendas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, como saúde, educação, ciência e meio ambiente.

Nesse contexto, a organização acredita que a utilização de ferramentas lúdicas, como o cinema, debates e demais atividades culturais podem ser essenciais na difusão de informações qualificadas tão necessárias nesses tempos em que a enorme quantidade de fake news inunda as redes sociais.

Destaque para feira cultural na cerimônia de abertura do evento, quarta-feira (07/12) às 17h, no Viaduto de Realengo, que receberá o projeto das Mulheres do Fim do Mundo (frente de trabalho do Lata Doida), voltado para fortalecimento econômico, economia local e sustentabilidade, tendo como centro mulheres empreendedoras das periferias. Em seguida vai rolar uma batalha de rap com o tema “Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos”, atividade em parceria com o Movimento Nacional de Direitos Humanos.

A III Mostra Cine Educação Direitos Humanos é fruto de uma parceria entre o Sinpro-Rio, a Fundação Heirich Boll, o Departamento Cultural da ALERJ /Palacio Tiradentes e a Secretaria de Juventude da Prefeitura do Rio, produzida pela B7 Eventos.

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo