Sinpro-Rio: Nota de repúdio a fala nazista de Roberto Alvim

O Sinpro-Rio vem a público repudiar o fato do secretário da Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, fazer suas as palavras de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha Nazista.

Vejam que o Secretário da Cultura se espelhou em Goebbels em seu pronunciamento em vídeo, em 17 de janeiro: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada”.
Palavras de Joseph Goebbels em 8 de maio de 1933, para diretores teatrais no Hotel Kaiserhof, em Berlim: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada.”

Professoras e professores e a sociedade em geral sabem o quão nefasto foi e é o nazifascismo. Não podemos admitir que o detentor de qualquer cargo público se alie ao comportamento de um monstro do nazismo, cujas ações assassinaram milhões de pessoas.

O Ministério Publico deve tomar providências contra este pronunciamento absurdo e que o Secretário da Cultura Roberto Alvim seja demitido pelo fato de propagar o ódio.

A sociedade germânica repudia qualquer atitude nazista, sabedora da monstruosidade causada quando este regime estava em voga.
Ditado alemão:”Se há dez pessoas numa mesa, um nazista chega e se senta e nenhuma pessoa se levanta, então existem onze nazistas numa mesa”.

O Sinpro-Rio se soma a todas as vozes que lutam contra o arbítrio, o autoritarismo, o desmonte dos direitos do povo brasileiro e todas as formas de fascismo e nazismo. Basta! Pela mobilização de toda a Sociedade Brasileira em defesa da Democracia e dos Direitos dos Trabalhadores!

Jamais seremos coniventes com o nazifascismo.

Sinpro-Rio – Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo