Sinpro-Rio: Nota sobre a violência nas escolas

O Sinpro-Rio, mais uma vez, vem a público para se manifestar a respeito de agressões à comunidade escolar. A respeito disso, neste 10 de abril, foi criada uma onda de fake news com mensagens ameaçadoras na tentativa de aterrorizar a sociedade com possíveis ataques às instituições escolares.

Entendemos que não é armando a população, muito menos pondo profissionais armados dentro das instituições escolares que se vai acabar com a violência.  Haja vista as recentes experiências de modelos de escolas cívico-militares que não funcionam no Brasil, nem em nenhum país do mundo.

A população precisa de uma política de estado, principalmente com vistas a uma integração da saúde e da educação, a partir da contribuição de profissionais do ramo, como psicólogos, assistentes sociais, dentre outros.

Precisamos de segurança para toda a sociedade, mas atrelada a uma política de não violência, principalmente aqui no Estado do Rio de Janeiro, no qual a população, principalmente os menos favorecidos, sofre ações truculentas do setor de segurança pública.

Por fim, entendendo que Educação, Saúde e Cultura não são gastos, e sim investimentos, é premente uma tomada de consciência de todos os agentes públicos e privados, para que políticas claras e eficientes sejam implementadas com a urgência que este cenário está a exigir.

Nesta direção, o governo federal já se movimenta de forma positiva, através da instituição de um grupo de trabalho interministerial, com vistas a uma proposta de políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas.

Sinpro-Rio – Em defesa da vida e da educação

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo