Sinpro-Rio: Sindicato participa de reportagem do RJTV a respeito da deficiência dos cursos de medicina particulares
O presidente do Sinpro-Rio, Elson Paiva, participou de reportagem do RJ TV, baseada em edição do programa Fantástico, sobre a constatação de que cerca de metade dos cursos de Medicina do Rio de Janeiro tem desempenho insatisfatório, de acordo com Enamed – Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica.
O dirigente criticou a redução de carga horária, falta de investimento em professores e, consequentemente, riscos à sociedade.
Segundo a reportagem, também publicada pelo G1 (veja abaixo), 45% dos cursos de Medicina em funcionamento no estado, todos da rede privada, obtiveram notas consideradas insatisfatórias.
Ao todo, 10 das 22 faculdades de medicina avaliadas no Rio de Janeiro receberam conceitos 1 ou 2, as duas notas mais baixas da escala, que vai até 5.
O exame contou com a participação de mais de 39 mil estudantes em todo o país, sendo 3.302 alunos no estado do Rio.
Elson Paiva chamou atenção para as consequências do modelo de ensino, em universidades e faculdades particulares: “A gente tem observado, ao longo do tempo, reduções de cargas horárias em vários cursos, para as disciplinas em geral, ou seja, a otimização dos cursos é cada vez maior e, infelizmente, sem levar o professor à condição de desenvolver o conteúdo que ele tem que ensinar para os alunos. Carga horária muito pequena e muito enxuta para uma ementa, um currículo gigante, como é o curso de Medicina, pouco conteúdo e mensalidades elevadas”, completou.
O presidente do Cremerj – Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, Antônio Braga, também participou da reportagem e classificou o cenário como uma “tragédia anunciada”, atribuindo os resultados à abertura de cursos sem a estrutura necessária para a formação médica. Para ele, a situação exige medidas rigorosas por parte do Ministério da Educação (MEC), incluindo o fechamento de instituições que não atendam aos critérios mínimos.
Veja aqui vídeo com a reportagem do RJ TV na postagem do G1:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/01/26/cursos-de-medicina-resultado-enamed-recorte-rio.ghtml


