Sinpro/RS: Geopolítica pós-pandemia é destaque da 29ª edição da Revista Textual
O destaque de capa da 29ª edição da Revista Textual – publicação anual editada pelo Sinpro/RS e destinada aos professores do ensino privado – que estará em circulação a partir de setembro, é um ensaio sobre os impactos da maior crise sanitária dos últimos séculos sobre a disputa de poder político e econômico globais. O texto assinado pelo professor Fernando Roberto de Freitas Almeida, doutor em História Política pela Uerj e coordenador da graduação em Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos, da Universidade Federal Fluminense (UFF) propõe uma visão mais ampla sobre o tema. “A questão das crises do século 21 foi agravada com o novo coronavírus, mas sua essência não mudou”, aponta.
Também sobre a conjuntura internacional, o pesquisador de pós-doutorado do Centro de Estudos da América Latina e Caribe (Cerlac) da Universidade de York (Canadá) e doutor em História Econômica da América Latina pela Universidade de Georgetown (EUA), Bruno Biasetto, assina o ensaio O pacificador: o governo Biden e os desafios dos Estados Unidos. Autor do livro A Era de Trump: a encruzilhada da direita americana (Edipuc, 2020), Biasetto apresenta uma análise sobre a política interna do governo do democrata Joe Biden. Eleito em 2020 sob o legado político de Trump, o atual presidente norte-americano herdou o agravamento dos problemas econômicos e questões raciais e migratórias.
REALIDADE EDUCACIONAL – A publicação aborda também a realidade educacional com quatro artigos de autoria de professores e especialistas em educação. O professor João Pedro Schmidt, da Unisc, avalia a crise enfrentada pelas instituições ensino superior comunitárias do estado, que enfrentam uma crise sem precedentes decorrente das políticas educacionais, do acirramento da competição na educação superior e da pandemia da covid-19 e precisam resgatar a sua identidade comunitária para sobreviver.
O Novo Ensino Médio a ser implantado nas escolas públicas e privadas a partir de 2022 é o tema do artigo A mudança é necessária – a forma pode ser contraditória, de autoria da professora Roselane Costella, da PPG em Geografia da Ufrgs.
O artigo Desafios e sentidos da formação docente no contexto educacional contemporâneo, da professora Margareth Simionato, mestre e Doutora em Educação pela Ufrgs e pós-Doutoranda em Educação na UFSC, aborda as causas da desmotivação que ronda as perspectivas da carreira docente.
Um panorama revelador sobre o protagonismo dos professores durante a pandemia, a partir da pesquisa realizada pela FlamingoEDU para o Sinpro/RS, o Sinpro/Caxias e o Sinpro/Noroeste completa a edição. O artigo é assinado pelos professores e pesquisadores Heitor Strogulski e Günther Gehlen.
A Revista Textual foi lançada em novembro de 2002 pelo Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional. A publicação é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra em PDF no site do Sindicato.