Sinpro/RS: Sindicato lança campanha para valorização dos professores da educação infantil
São materiais on line e impressos que têm sido distribuídos com vistas à alertar a sociedade sobre questões como os baixos salários e condições de trabalho, por vezes precarizadas, deste nível de ensino
Educação de qualidade é a que começa bem. Investir nas professoras da educação infantil é retorno para toda a vida”. Com esta chamada, campanha do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) está alertando a sociedade para a importância da valorização das professoras que atuam na educação infantil exclusiva (as antigas creches) – a etapa da educação com menores salários e, em muitas escolas, com condições de trabalho precarizadas.
“A educação infantil é o início da vida escolar de cada indivíduo. É o primeiro passo para a inclusão e a mobilidade social”, destaca a professora Margot Andras, diretora do Sindicato. Ela ressalta que as professoras desse nível de ensino se prepararam muito para essa responsabilidade, contudo, de acordo com a sindicalista, essa é a etapa menos prestigiada.
“A luta do Sinpro/RS é pelo reconhecimento e valorização dos professores. O investimento na educação infantil garante retorno para todas as demais etapas da educação e para a vida toda. Por isso, nossa luta pelo aumento salarial”, explica.
Os materiais da Campanha estão distribuídos nas redes sociais do Sindicato.
Negociações coletivas
O Sinpro/RS negocia, anualmente, as Convenções Coletivas de Trabalho da educação infantil com os sindicatos patronais Sindeedin (escolas privadas) e Sinibref (escolas conveniadas com as prefeituras). Esses documentos garantem direitos e benefícios específicos aos trabalhadores, além de assegurarem melhores condições de trabalho.
A íntegra destes acordos podem ser acessadas no site e aplicativo do Sinpro/RS.