Sinpro/ES: Nota de esclarecimento sobre as negociações coletivas com o Sinepe
Professor, a título de informação sobre as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019, o Sinpro/ES esclarece que não assinou porque não concorda com a proposta feita pelo sindicato patronal e é uma prática consultar a categoria antes de fechar as negociações.
Reconhecemos que o índice oferecido representa um ganho real de, aproximadamente, 40% acima da inflação do período medida pelo INPC/IBGE. Porém, a proposta não garante o tíquete extra, concedido no mês de outubro, pela ocasião do Dia do Professor. Além disso, devemos observar que todo percentual de reajuste é incorporado à carreira, enquanto o tíquete é um benefício que não se agrega ao salário. Portanto, não pode ser considerado compensação salarial. Apesar disso, o Sinpro/ES não pode decidir sem antes consultar a categoria.
Nesse sentido, estamos lançando nesta 4ª feira, dia 28/03, uma consulta no site do Sinpro/ES, para que você — professor — possa dar sua opinião se concorda ou não com a proposta do Sinepe para a Convenção Coletiva com índice de reajuste salarial de 2,5%.
A consulta possibilitará ampla participação dos profissionais, tanto da Grande Vitória, quanto do interior do estado, o que poderia ser comprometida com a realização de uma assembleia onde apenas parte da categoria estaria presente.
Ressaltamos ainda que, se for necessário, o Sinpro/ES recorrerá à Justiça porque entende que o tíquete extra é uma importante conquista dos professores da rede privada e retirá-lo da Convenção Coletiva representará uma grande perda para a categoria.
A diretoria