Sinproeste: Reposição salarial na Unochapecó ainda é incerta

Ontem (21/07) pela manhã a direção do Sinproeste realizou mais uma reunião de negociação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e a reposição salarial dos professores com a reitoria da Unochapecó. A Universidade, amparada na flexibilização ocasionada pela pandemia, não repassou nada de reposição em 2020. Este ano, os professores receberam 4% dos 10,47% de direito. O vice-reitor de administração, professor José Alexandre De Toni sinalizou para a possibilidade de renegociar a dívida com os professores, mas não deixou claro em quais percentuais.

A presidenta do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa, reforçou aos representantes da reitoria presentes que é preciso reconhecer a importância do docente na instituição e que isso se dá com a valorização salarial. “A pandemia trouxe reflexos financeiros para as instituições, mas o professor já deu sua contrapartida em 2020 ficando sem reposição salarial e não descuidou de seu compromisso com o ensino”, ponderou Juleide.

Bolsas de estudo

Na reunião, a direção do Sinproeste manifestou discordância na proposição da instituição de que o sindicado abrisse mão da gestão das bolsas de estudo. O sindicato entende que isso significa dar poderes à instituição para que venha a reduzir o percentual da bolsa. “Não podemos abrir mão de direito já conquistado e, no mais, a proposta fere o que já foi acordado na Convenção Coletiva do Trabalho”, informou Juleide.

O Vice-reitor de Administração compreendeu a posição do Sindicato e aceitou a proposição, com isso as bolsas de estudo seguem no seu fluxo normal.

Auxílio Creche

A Convenção Coletiva do Trabalho e o Acordo Coletivo de Trabalho ainda em vigência e que o Sindicato discute sua renovação, garantem o auxílio creche aos professores com filhos de até três anos de idade.

Esse ano a gestão da Universidade propõe reajustar o auxílio creche em 4%, abaixo do INPC, que é estabelecido como parâmetro para reajustar o valor do auxílio. Mais uma vez, os diretores do Sinproeste ponderaram que seria prejuízo à categoria, que já não teve reposição de suas perdas salariais.

O vice-reitor de administração apresentou a contraproposta de reajuste de 6%. O sindicato vai analisar a proposta e nova rodada de negociação será realizada.

Aos professores, a boa notícia é que a instituição criará uma creche em espaço da universidade para que os pais acompanhem os filhos enquanto trabalham.

Quanto ao Acordo Coletivo, ficou encaminhado que o sindicato apresentará uma minuta do documento e enviará à reitoria para análise e posterior encerramento da negociação.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo