Sinproeste: Sindicato defende a manutenção das aulas remotas nesse momento
O Sindicato dos Professores do Oeste de Santa Catarina – Sinproeste publicou nota defendendo a manutenção das aulas remotas nesse momento em que vivemos com um pico da pandemia em virtude do Covid 19. “O retorno amplia a circulação de pessoas em situações que podem ser evitadas. Não se trata de um risco que atinge apenas professores, técnicos administrativos e estudantes, mas toda a comunidade”, escreve-se na nota.
Na publicação, o Sinproeste afirma que os professores não são contra a garantia do direito à educação para todos, ao contrário, pois concomitantemente também se garante o emprego dos trabalhadores. “Somos a favor da manutenção do ensino remoto por tempo indeterminado, pois é uma alternativa viável de ensino e aprendizagem, ainda que não seja a ideal”, defende a instituição.
Ainda, destaca-se na nota que “somente quem está trabalhando com os estudantes sabe o que ocorre no cotidiano das escolas, universidades e salas de aula”, acrescentando que as crianças e adolescentes terão tempo posteriormente para conviver e interagir. “As perdas psicoafetivas não são irreversíveis. A morte é irreversível”, destaca o sindicato na nota.
A presidente do Sinproeste, Juleide Almeida Corrêa, expressa que a categoria tem o total apoio do sindicato, em defesa da vida dos trabalhadores da educação e de toda a sociedade. “Entendemos que as aulas precisam acontecer, já ficamos fechados o ano letivo inteiro em 2020, mas o momento em que vivemos agora é ainda mais delicado. Acreditamos que não é o momento para retornar às aulas presenciais”, finaliza.
Do Sinproeste