SinproSP: Cuidado! Tem golpe novo na praça. E bem mais elaborado!

O alerta partiu de uma professora. Ela havia recebido uma notificação do 5º Cartório de Execução de Precatórios, em papel e envelope timbrados, a respeito de uma “ação coletiva civil pública transitada e julgada” no Tribunal de Justiça de São Paulo, da qual ela seria beneficiária. Contudo, quem tivesse valores a receber superiores a vinte salários mínimos, não poderia usufruir da Justiça gratuita e precisaria arcar com as custas processuais. Havia até telefones de contato do Cartório, para “mais informações”.

Precavida, a professora ligou para o SinproSP e, por um advogado, foi alertada de que se tratava de um golpe.  Ela então, deu um google e descobriu esse golpe – dos precatórios – que não é novo. Ele volta de tempos em tempos e vem cada vez mais elaborado, a ponto de os vigaristas imprimirem envelope com o brasão do estado de São Paulo e toda cara de notificação judicial. Só que não.

Os servidores que assinam a notificação não existem, o número do processo é falso e não existe nenhum “cartório de execução fiscal”.

O próprio Tribunal de Justiça faz um alerta em seu site, explicando que o  “TJSP não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores às pessoas”. E orienta que, antes de ligar para os telefones que estão na falsa notificação, se “consulte as unidades judiciárias disponíveis no site do Tribunal de Justiça: www.tjsp.jus.br, no link endereços e telefones.

O SinproSP agradece a iniciativa da professora pela confiança que depositou no Sindicato e por ter possibilitado que toda a categoria fosse alertada!

Do SinproSP

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Bom dia,

    Recebemos também uma carta dessa, como podemos denunciar uma vez que há 2 telefones fixos dos bandidos na carta?

  2. Acabamos de receber uma carta dessas também. O nome da assinatura e diferente, está no nome de Luiz Carlos Amaral Boquilha mas a assinatura é a mesma. Telefones diferentes. Mas o texto praticamente igual.

    Obrigada por esse artigo que nós ajudou a tranquilizar o coração.

  3. Olá, acabei de receber uma carta igual a esta, porém agora o nome passou a ser “5 Ofício de Execução e Precatória”. O conteúdo da carta é o mesmo, mudaram apenas os nomes e os telefones.
    Obrigada pelo alerta de golpe.

    1. Boa tarde Doraci. Imagino que o melhor caminho é entrar em contato diretamente com o sindicato e eles irão te orientar.

      SinproSP: (11) 5080-5988

  4. Acabei de receber essa mesma carta e achei que fosse real, falei com meu sindicato da Alesp, e me passou pelo juridico e me informa que é um golpe. Agora porque nada se faz, quando tantas pessoas denunciam, falam e eles continuam fazendo o mesmo

  5. Acabei de receber em casa, mas em nome da minha mãe, a mesma carta.
    A sorte é que sou advogada e peguei todos os erros na hora.
    O mundo está perdido!!!!!!!

  6. Também recebi a notificação e vi que é golpe!Todo cuidado é pouco!!Muita gente vai neste golpe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo