SinproSP: Sindicato participará da Conferência Nacional de Educação

Diretor do Sindicato fala sobre a expectativa do evento, que definirá rumos da educação nos próximos anos

Entre 28 e 30 de janeiro, Brasília receberá delegadas e delegados de todos os estados do Brasil para a Conferência Nacional de Educação (CONAE). A diretoria do Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), que representa docentes da rede privada de ensino da capital, participará do encontro: Sandra Caballero (educação básica) e Iberê Moreno (ensino superior) farão parte dos grupos de trabalho e dos debates que definirão os rumos da educação nacional nos próximos anos.

Nesta edição, o tema da CONAE é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Os professores da rede privada de São Paulo apresentarão contribuições sobre Fiscalização das faculdades particulares, Ensino a distância e Piso salarial da categoria, entre outros pontos.

“No caso do eixo Valorização do professor, por exemplo, precisamos garantir que os direitos sejam definidos nos setores público e privado. No ensino superior, inclusive, os profissionais da rede particular são maioria,“ destacou o professor Iberê.

Ele também aponta o aspecto democrático presente em todas as etapas e que culmina com os debates na Conferência. “O texto que chega agora aos delegados é fruto de um esforço democrático e popular muito relevante, que permitiu a participação de todos os Estados do País”, reforça Iberê.

Todos os delegados estiveram nas discussões anteriores: etapas municipais e estaduais, realizadas no ano passado. Com as decisões tomadas na Conferência, o governo federal poderá elaborar um novo Plano Nacional de Educação (PNE), para vigorar até 2034.

O SinproSP integra a Federação Estadual dos Professores de São Paulo (Fepesp), que também terá representante na CONAE 2024, assim como outros sindicatos ligados à Federação.

Do SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo